quinta-feira, 28 de junho de 2012

Suculentas para Comer

Acredite, essas suculentinhas acima são para comer, isso mesmo, comestíveis! Na verdade são cupcakes muito bem elaborados e feitos com primor que parecem ser verdadeiros vasos de suculentas. Encontrei aqui o passo a passo, muito trabalhoso, mas bem legal pra uma festa no jardim por exemplo. Quem se arriscar a fazer pode usar essas dicas.

O primeiro passo é fazer mini bolinhos de chocolate em formas individuais, essa é a base e  é a parte da "terra" desse vasinho. Você pode fazer a sua receita preferida de bolo de chocolate.
Para fazer as partes coloridas do bolinho, você irá precisar de corante comestível e fondant (encontra em lojas especializadas, ou você pode fazer a receita em casa) segundo a criadora desse cupcake, o fondant é muito fácil de ser trabalhado como massinha infantil, então não requer tanta prática assim. Pode ser substituído por pasta americana.
Para a "cobertura do vaso" use areia, ou melhor, biscoito esfarelado para imitar areia.
Use corante laranja ao fondant para dar o tom terracota imitando um vaso de cerâmica, depois de esticar a massa com um rolo, envolva o bolinho de chocolate já assado. Para a cobertura ela usou creme de manteiga que facilitou a "colagem" do biscoito esfarelado ao bolinho.
Para fazer as suculentas echeverias, use forminhas de biscoito em formato estrelado de dois tamanhos diferentes, comece cortando com a maior e depois com a menor a massa que foi colorida com o tom verde.
Para o centro da echeveria faça uma bolinha e pequenas pétalas em formato de gota como no exemplo a seguir.
Use um palito para segurar tudo e aplique sobre as formas estreladas que foram previamente cortadas.
Para dar um realismo maior, ela adicionou nas beiradas das folhas um pó comestível púrpura que pode ser facilmente substituído por chocolata em pó. Perfeito isso!
Outras espécies podem ser recriadas e aqui vão as dicas de como fazê-las.
O açúcar de confeiteiro é utilizado sobre as pétalas para recriar a cera protetora das suculentas.
Muito realístico eles ficaram, o que você achou? Tem gente que tem talento para culinária, outros para jardinagem, ou para os dois, vale a tentativa.
Ficam perfeitos.
E quase podem ser confundidos com as reais suculentas.
Agora é só comer!

2 comentários:

  1. Adorei o trabalho do blog inteiro, mas esses cupcakes em formato de vasinhos de suculentas, foram um show a parte!

    ResponderExcluir
  2. incrível!!! quem tem talento tem.. parabéns!!!

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.