terça-feira, 29 de junho de 2010

Composição em Vasos

   

"Uma das maneiras mais formidáveis de se valorizar um vaso de suculentas, é compor uma mistura de espécies que se complementem, é necessário que elas tenham aspectos semelhantes ou extremamente diferentes, entra em cena a textura e coloração, esse jogo de utilizar o diferente, cria um efeito visual magnífico. A farta diversidade de espécies de suculentas propicia esses contrastes, já que podemos encontrar exemplares peludos, lisos, brilhantes, espinhosos, enrugados, foscos... propondo infinitas combinações. Um detalhe importante é o próprio recipiente que se utilizará para compor o mix e o interessante é que ele "converse" com as suculentas contidas nele. A cobertura também é indispensável e ajuda a criar efeitos. O negócio é ir até onde a sua imaginação te levar utilizando sempre o bom senso".


     O vídeo acima mostra uma das maiores experts do assunto nos USA, escritora de diversos livros sobre suculentas Debra Lee Baldwin mostra como montar um vaso com uma combinação belíssima rapidamente, vale a pena conferir suas dicas. Não há legendas em português vai aí um resuminho do vídeo.
     Após determinar qual vaso e quais plantas a serem utilizadas, o buraco do dreno foi coberto com um pedaço de tela para que a terra não escoe com a água, a montagem do vaso se inicia com a preparação do substrato, onde foi misturada terra ao pedrisco vulcânico (proporção 1:1) apenas para criar uma boa condição física do solo e melhorar sua drenagem. As plantas escolhidas foram uma belíssima Echeveria afterglow, com coloração lilás e centralizada no vaso e em contraste o graptosedum sp. de coloração avermelhada foi usado em repetição preenchendo todo o redor para que não surgissem falhas. O interessante é que se utilize no mínimo três tipos de plantas por vaso, números ímpares criam combinações mais coesas. Espécies em quantidades de  1, 3, 5... são mais naturais, depende do vaso e da proposta. Nesse caso foi introduzido um pequeno sedum sp. contrastante com outras que foram plantadas, por ter um caule avermelhado e o verde das folhas criou um arranjo balanceado. Com o tempo os sedums crescem em cascata e ficam lindos. Para a finalização, o seixo de rio foi a escolha mais apropriada escondendo as partes de terra que ainda ficaram evidentes, a rega ajuda as raízes a se fixarem e não devem ser demasiadas, apenas para umedecer o solo.
     Depois dessas dicas fica fácil montar um vaso de suculentas, a combinação de espécies não é um desafio tão grande assim e bom senso na escolha das plantas é o que vai contar. Arrisque misturar, ouse na combinação e confie na beleza das suculentas, dificilmente você irá errar.

8 comentários:

  1. Great post again girl! You are a kindred spirit!

    ResponderExcluir
  2. onde posso encontrar suculentas assim?????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, boa tarde!
      Suculentas como essas do vídeo são encontradas facilmente em lojas de plantas, em boas lojas de plantas.

      Excluir
  3. Gracias por el credito, Lidiane! No puedo leerlo exactamente (mis lenguas son solamente Ingles y Espanol poco). Me gusta mucho sus paginas. Que bonitos los fotos! Algunas veces quando usa un foto de uno de mis libros, por favor, no olvide darle credito, OK? ;+) Debra Lee Baldwin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok debra, if you see some of your photos without credit, please tell me :)In the post above, I just did a little translation(in portuguese) of your lesson and thank you so much, your work is an amazing inspiration!

      Excluir
  4. Bom dia Lidiane, você diz que se encontra fácilmente. Não é tão fácil assim. Só se for nos Estados Unidos! Aqui no Brasil, tenho procurado suculentas diferentes destas como a Debra usa, mas não encontro! Cheguei a ir em Holambra mas só montarei as que eu já tenho. Você não poderia indicar lugares em São Paulo onde encontrá-las?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra, siga meu instagram e veja a variedade de suculentas que possuo. Uma boa parte delas foi comprada em mercado. O restante fiz e faço trocas com colecionadores do Brasil inteiro.
      Abraços
      Instagram: @tâniacamposbsb

      Excluir
  5. Olá Lidiane! Estou iniciando no mundo das plantas... o que é pedrisco vulcânico, onde encontro? Obrigada!

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.