quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cactaceas

     "Todos os cactus são plantas suculentas originárias de regiões sub-desérticas, ao longo do tempo adaptaram-se muito bem e uma das estratégias foi a substituição das folhas por espinhos, estratégia essa que diminui a evaporação e perda de água. A floração de um cactus é a hora mais esperada por aqueles que os cultivam, geralmente são flores espetaculares de coloração chamativa que atrai inúmeras aves e insetos. Sua propagação por estacas é muito simples, partes da plantas (arrancadas delicadamente sem quebrar a base), colocadas na terra enraízam rapidamente e logo você terá novos exemplares. Os cactus são representados pela família botânica Cactaceae, constam aproximadamente 84 gêneros e cerca de 1.400 espécies nativas das Américas".
Cactus selvagem na Chapada do Veadeiros- GO, Brasil.

      "No paisagismo os cactus estão sendo amplamente usados, são plantas modernas que criam ambientes sofisticados, é um erro pensar que são perigosas ou coisas do tipo, já ouvi dizer que são plantas que representam o pecado e muitas besteiras mais que envolvem as espinhosas são ditas por aí. Tentar recriar o seu ambiente é uma tarefa difícil, porém se bem executado o resultado é fantástico".

Ambiente natural.




Os colunares ficam especias quando usados em conjuntos.


Em vasos:
Unidade em vasos.

Composição em vasos.
Floração:
Floração espetacular.


Não é de se esperar.

Há uma infinidade de tipos de flores em cactus.










Ambientes internos:


Muita sofisticação nesse ambiente interno.
Sofrem uma aclimatação, mas resistem e chamam a atenção. O riphsalis acima é bem tolerante com ambientes semi sombreados.


Paisagismo:
A imponência desse cactus valoriza completamente o jardim.


Criam formas e temas, direcionamentos e caminhos, um jardim de contemplação.



Contraste de texturas e coloração. Por Dominus Vobiscum.



A utilização do seixo negro ressaltou ainda mais o dourado do cactus barril.

3 comentários:

  1. Seu blog é ótimo ! Parabéns pelo seu trabalho. Adriana.

    ResponderExcluir
  2. Estou apaxonada pelo seu Blog e copiando muitas ideias para um jardim de inverno.Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. muito lindo eu amo cactos tenho varios

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.