segunda-feira, 7 de maio de 2012

Troncos de Árvore

"Um dia ganhei um tronco de uma árvore, todo retorcido, pensei logo se nos buracos da madeira caberiam algumas suculentas, e foi o que eu fiz, após algumas marteladas os buracos ficaram maiores e com pouco solo as plantei. No meio do meu jardim lá estava o tronco... recheado. Com o passar do tempo elas foram ficando cada dia mais bonitas, creio que as raízes encontraram um ambiente bem oxigenado e cheio de nutrientes".

A foto é antiga e ruim e não representa a real beleza.

Confesso que prefiro os troncos naturais e bem retorcidos, com cascas aparentes e sem pintura, pois dá a impressão que as suculentas foram crescer ali ao acaso. Troncos retorcidos quase não precisam ser trabalhados para que fiquem incríveis, porém há tantas alternativas que ficaria difícil citá-las sem mostrá-las. Encontrei algumas imagens que ilustram bem o que é possível se fazer com troncos de árvores. 

Naturais:













Toras cortadas:











  





Arranjos de mesa:




 Vasos:



19 comentários:

  1. Great ideas! Wood and succulents go together well!

    ResponderExcluir
  2. adorei sou fa de suculentas em todo tipo, esta espetacular

    ResponderExcluir
  3. Este é o melhor blog sobre suculentas, fantástico e muito generoso. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  4. olá eu comecei a criar suculentas mas onde eu moro não encontro uma variação muito grande de especies gostaria de saber se há um site de vendas dessa especie
    meu Email é maycon_wolgan@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não sei de site de venda de suculentas, fica aberto o espaço aqui pra quem queira compartilhar se souber. Boa sorte na coleção!

      Excluir
    2. No mercado livre vende variedades.

      Excluir
  5. tenho muitas suculentas plantadas em vasos, troncos, tocos, etc... quando elas ficam doentinhas sempre coloco um pouco de cinzas sobre elas e assim elas ficam curadas e bonitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal essa dica, nunca usei e vou testar. Quando você diz doentinha, que sintomas elas tem pra poder colocar as cinzas?

      Excluir
  6. Eu ainda não comprei lá, mas encontrei um site de venda:

    http://www.cactosbrasil.com.br/

    Tem cactos e suculentas... e o mais legal é que já tem exposto o preço e o nome científico das plantinhas!

    ResponderExcluir
  7. Hola Lidiane...
    Maravilloso tu blog, las ideas, las imágenes...Ya te sigo en facebook. Gracias por compartir con nosotros información sobre estas bellas plantas.
    Angélica Abdallah

    ResponderExcluir
  8. Oi Lidiane!!! Comecei a gostar de suculentas faz pouco tempo...estou encantada com tantas espécies !!! E eu blog está fazendo com que eu me apaixone cada vez mais com essa planta fascinante...obrigada pelas postagens incríveis!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou encantada! Tenho no meu sitio varias especies de suculentas e também troncos de arvores retirados nas podas! Vou aproveitar as idéias.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu blog! Parabéns! Criativo, imaginativo e de muito bom gosto!!

    ResponderExcluir
  11. Olá boa noite!!!AMEI AMEI AMEI gostaria de saber o valor final para venda em média desses jardins...pois acho que finalmente encontrei o que gostaria de fazer profissionalmente...obrigada pela "luz" !!!!! Ótimo blog!!!!

    ResponderExcluir
  12. como plantar em troncos?, vais terra, pedras...? Pode ser qualquer tipo de madeira?

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Lidiane. Primeiro quero parabenizá-la pelo blog que é de muita qualidade. Olhando essa imagens dos troncos, lembrei que na minha chácara tem uns pedaços de troncos que o antigo dono cortou após a queda de uma árvore. Até hoje eles estão lá e desde quando comprei, penso em fazer alguma coisa com eles: bancos, uma trilha e até vasos. No caso dos vasos, só não sei como cavucar eles. Você já fez muitos desses vasos como nas fotos acima? Tem alguma ferramenta específica ou uma técnica para eu conseguir fazer isso? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  14. estou encantada com seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  15. Sobre a venda do site do cactobrasil eu já experimentei e deu tudo certo. É um site confiável e o dono é atencioso e manda seu pedido bem rápido.
    Sobre aprofundar buracos em tronco vc pode usar ferramentas para entalhe ou até mesmo ma furadeira. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  16. alguém sabe o nome da espécie arroxeada (as três maiores) da primeira foto?

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.