quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lithops

"Uma das criações mais incríveis na natureza, Lithops".


     Lithops (do grego litho=pedra e ops=forma) é um gênero botânico de suculentas que pertence à família Aizoaceae, conhecidas como pedras vivas, possui um caule que fica abaixo da terra e embora seja difícil imaginar, o corpo de uma planta lithops é de fato, um par de folhas modificadas para a máxima eficiência de retenção de água. Para minimizar qualquer evaporação as folhas tornaram-se truncadas e perderam as características habituais. O formato de seixo na verdade é uma estratégia que acabou por "enganar" animais forrageiros evitando sua predação e favorecendo sua corrida na escala evolutiva. Quanto mais sua coloração parecesse com as pedras e o solo dos arredores maior seria sua chance de sobrevivência, isso levou à evolução das espécies e suas variedades, que vão do verde, cinza, rosa ao marrom e podem apresentar estrias, manchas e pontos, em diversos momentos se assemelham á cérebros.
Diferentes espécies e variedades misturadas.

    
     Origem: África do Sul e Namíbia, e se tornaram altamente adaptadas a condições extremas de seca e calor. 
    
     Floração: amarelas, brancas e rosas que surgem no outono, em formato de margaridas são geralmente maiores que o corpo da planta, abrem a noite e seus botões despontam na fendas entre as folhas.








     Características: Cada par de folhas forma o corpo da planta e possui o formato cilíndrico ou cônico com a superfície plana, que apresenta "janelas" que correspondem a pequenas zonas transparentes ou translúcidas sem presença de clorofila, através das quais a luz chega às partes enterradas da planta. Durante o período vegetativo (período de crescimento da planta), novas folhas surgem da fissura ou fenda, enquanto as velhas folhas se abrem e murcham.


   Cuidados: Necessitam de luz solar indireta ou bastante claridade, temperaturas não inferiores a 10°C, porém, lithops adultas podem suportar temperaturas próximas do 0°C se estiverem secas. As regas abundantes devem ser evitadas durante o período vegetativo e após a floração não se deve regar muito, deve se levar em consideração a umidade atmosférica. A propagação se realiza por sementes ou, com maior dificuldade, por estacas.

       
         Classificação Científica:
             - Reino: Plantae
             - Divisão: Magnoliophyta
             - Classe: Magnoliopsida 
             - Ordem: Caryophyllales
             - Família: Aizoaceae
             - Genero: Lithops


Grande variedade de cores, podem ser facilmente confundidas com as pedras.




Por não necessitarem luz solar direta, são perfeitas para vasos em mesas de escritórios, claro que se forem em locais bem ventilados.

Nunca vi pra vender, como colecionadora, quero mais que qualquer outra! Quem souber aí, por favor me avise.


  Veja também:
Muros de pedra.

16 comentários:

  1. Wonderful post my friend! I will share on my Sweetstuff fb page! Great information!

    ResponderExcluir
  2. olá, no ceasa de campinas tem um box, Dr. Cactus. Lá eles tem pra vender!

    http://www.drcactus.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá! A Fabiana Thomé,vende...no Facebook.
    http://www.facebook.com/fabiana.thome.7/photos
    Adoro seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Você vai encontrar para comprar no mercado livre, no site (http://www.plantamundo.com/),no site (www.cactosbrasil.com.br/)ou ainda no site (gardenmania.com.br/).
    Já comprei com estes vendedores sem nenhum problema, quando comprei pelo mercado pago utilizei o sistema do mercadopago, e quando comprei direto pelo site destes vendedores utilizei o pague seguro uol.
    Parabens figuei apaxonado pelo seu trabalho e acho que um pouquinho por você também.

    ResponderExcluir
  5. Na internet no site reinoplantae. Eu já comprei as sementes porque são plantas apaixonantes! Tanto quanto seu blog ...

    ResponderExcluir
  6. vende-se no site cactos brasil e no site viveiro bueno eles vendem pelo mercado livre tambem, já comprei algumas sem broblemas, ok.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou testar e comprar por eles, obrigada pela dica!

      Excluir
    2. Fiquei encantada! Acho que vou atrás das minhas também!

      Excluir
  7. Olá é possível comprar umas mudas com você? Qual procedimento? Por favor onde moro é muito difícil consegui essas espécies diferentes. Sua página é simplesmente perfeita! Preciso de uma Lithops, incrívelmente uma perfeição. Lindas.

    ResponderExcluir
  8. Também ameeeei!! nunca tinha visto uma lithops, antes. Acabei de comprar minhas sementes pelo site Garden Center. Comprei mais umas sementes de flores exóticas. Espero que funcionem.

    ResponderExcluir
  9. Nesse anúncio tem

    https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-880544352-100-sementes-raras-acer-ceu-azul-100-suculentas-lithops-_JM

    ResponderExcluir
  10. Vi pela primeira vez na França, menapaixonei teouxe quinze morreram todas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja o clima Sandra, se você traz no inverno aqui enfrentam o verão e vice versa! mais vale você comprar aqui!

      Excluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.