quarta-feira, 9 de maio de 2012

Suculentas no Telhado

Não, não é isso que eu quero dizer e sim sobre telhados verdes ou telhados de suculentas.

 "Telhados verdes me encantam por diversos motivos, são lindos e transformam grandes cidades. Terraços e coberturas de edifícios são espaços perdidos que vistos em grupos não passam de concreto cinza e sem graça alguma, felizmente isso vem mudando e inúmeras empresas que instalam esses tetos verdes estão espalhas por aí e prometem inclusive que você pode plantar até melancia num telhado verde". 
Espaços sendo transformados pelo verde.

"Agora, imagine todos os terraços de edifícios com tetos verdes? A vista seria incrível a qualidade do ar seria melhorada consideravelmente, a quantidade de aves e outros animais aumentaria muito, as enchentes seriam menores (há uma considerável absorção de água da chuva), as pessoas trabalhariam menos estressadas (tirando uns minutos pra andar no jardim ou mesmo olhando pra fora da janela), isso sem mencionar a economia de energia, pois certamente a qualidade ambiental dentro do edifício fica melhor tanto no inverno quanto no verão. Árvores de pequeno porte podem ser plantadas em grande tetos verdes, jardins inteiros com fontes e lagos podem ser criados e espaços realmente magníficos implantados para um uso real das pessoas".





"As suculentas ganham muito espaço quando o assunto é telhado verde, elas tem vantagens consideráveis em relação a outras plantas, pois são infinitamente mais resistentes, há telhados que são preenchidos apenas por suculentas e isso se dá principalmente em casos de manutenção zero, claro que a preparação para um telhado verde inclui desde a projeção e na hora da execução a drenagem e a impermeabilização devem ser primorosas para que não tenha surpresas desagradáveis.


Eu sinceramente acho isso incrível.

Telhado com baixíssima manutenção.

Um gramado pode ser substituído por sedum e assim não haverá manutenção alguma como podas por exemplo.

Terraços.

























"Se você gostou da ideia, pode começar experimentando em telhados menores como: casinhas de cachorro, depósitos, galinheiros"...








Casinha de passarinho, quão lindo é isso? 
By The Succulent Perch.
Demarcação de entradas.

Esquema da drenagem e manta de impermeabilização.

11 comentários:

  1. Another fabulous post! And you are right! The world should implement these ideas!

    ResponderExcluir
  2. Mesmo sendo um telhado pequeno, é preciso um sistema de drenagem...ou só a argila ao fundo resolve?

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante de tudo é a IMPERMEABILIZAÇÃO! Mesmo em um telhado pequeno a água vai ter que sair por algum lugar, como em um vaso. Você precisará fazer um buraco para dreno sim.

      Excluir
    2. Drenagem (dreno, argila, manta e tudo mais) são muito importantes pra segurança do serviço, espaço e efeito a longo prazo. Muito bacana o material apresentado!

      Excluir
  3. no caso do esquema de como fazer o telhado... o que seria aquela camada verde logo abaixo das plantas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samile, a camade verde seria uma manta geotêxtil chamada comercialmente de Bidim, tem a função de segurar a terra e somente deixa passar a água, assim o substrato não vai embora e não entope os drenos. É muito fácil de encontrá-la e relativamente barata.

      Excluir
  4. Amei o seu blog! Muito bem elaborado e apaixonante.

    ResponderExcluir
  5. Oi! Você pode explicar em um passo a passo como fazer um telhado suculenta, na casinha de cachorro. Muito Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine,

      O telhado pode ter a base de madeira e por cima uma camada de policarbonato, ou outro material que seja impermeabilizante, sobre isso pode preparar uma estrutura com tela de galinheiro e colocar o substrato, e prender as plantas com a mesma técnica para construção de guirlandas, bolas, quadrinhos... veja aqui: http://suculentasminhas.blogspot.com.br/search/label/quadros%20vivos e aqui: http://suculentasminhas.blogspot.com.br/search/label/guirlandas.

      Muito importante que tenha uma boa impermeabilização, o restante não tem segredo.
      Vou fazer um desenho pra facilitar e posto mais adiante.

      Excluir
  6. Olá, Derrubaram o um telhado, que tinha cactos nativos e outros mais, e depois disso percebi que os pássaros sumiram e o som alto do vizinho aumentou... Gostaria de saber se consigo refazer lo, colocando cactos nativos novamente?

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostaria de fazer uma experiência no telhado da minha casa plantando alguns cactos e suculentas. Posso simplesmente coloca-los ou preciso necessariamente proceder com o telhado verde, com a manta ou lona? Não pretendo cobrir todo o telhado, apenas algumas espécies espaçadas. Obrogada.

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.