sexta-feira, 8 de março de 2013

PortaRetrato, PortaSuculentas em 3,2,1...




Um porta retrato antigo com uso limitado, pode ganhar o mesmo tratamento dos quadros de suculentas, o princípio da montagem é semelhante e os materiais  utilizados são muito simples, anote:





Tudo o que usei para montagem foi na base da reutilização, exceto pela tela que comprei. Você pode substituir alguns materiais usando tachinhas se não tiver a pistola de grampos (acabei fazendo isso). 

Na hora de escolher a moldura, se houver dúvidas para compor as cores, use molduras neutras e rústicas, pois ficam ótimas com suculentas, aqui eu usei de  madeira bem simples e o resultado é muito legal, molduras mais largas tem um efeito mais interessante, pois escondem a caixa de madeira que fica atrás e que normalmente é feita com madeira ordinária. 

As mudas devem ser saudáveis e devem ter um caule de uns 3 cms pelo menos, escolha mudas dos vasos mais antigos e com plantas já bem desenvolvidas, corte com a tesoura limpa nos caules secundários e com o auxílio do palito, que pode ser um rashi, abra espaço para introduzir os caules. 

O substrato é preparado para cactos e suculentas, com areia lavada  e terra adubada na proporção 2:2.

Sphagnum é um tipo de musgo que compra-se seco, é bem baratinho e razoavlemente fácil de encontrar, ele é importante, pois segura a terra, eu usei ele como um sanduíche, sphagnum - substrato - sphagnum e depois a tela, já vi criações como bolas ou guirlandas que utilizam somente o musgo. Caso seja muito difícil pra encontrar, use manta drenante da mesma maneira de "sanduíche".

Veja o procedimento:
1- depois de prender a tela na caixa de madeira, que deve ter a mesma medida interna da moldura, preencha todo o espaço interno com o musgo ou a manta drenante.

2- cubra o musgo com o substrato.

3- cubra o substrato com o musgo.

4- feche o fundo da caixa com pregos.

5- prenda o pendurador.

6- a caixa fica assim, então prenda a moldura.

7- use o palito para abrir o espaço para as suculentas e monte o arranjo como desejar.



Não deixe espaços entre as plantas ajuste-as bem apertadinhas, depois de cerca de um mês, você já pode pendurá-los na parede ou usar como porta retrato em cima de mesas e bancadas.

As regas são feitas uma vez por semana, tire-os da parede e regue em uma torneira, espere escorrer o excesso de água e pendure novamente. 




Faça vários com o mesmo modelo de moldura e use em conjunto. Com o tempo, se elas crescerem muito, podas podem ser feitas e também algumas  podem ser substituídas.


11 comentários:

  1. Parabéns.. Teu blog é muito bom...

    ResponderExcluir
  2. sao fofas essa suculentas tbem sao minha paixão :D

    ResponderExcluir
  3. Já tinha um tempo que procurava bons posts a respeito.
    Agora é começar a montar o presente do dia das mães pra minha velha...
    Obg.

    ResponderExcluir
  4. Amo suculentas, a minha filha ama suculentas. Que maravilhas por aqui!!!

    ResponderExcluir
  5. Estou passando a gostar das suculentas..belo post.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  6. Eu Lidiane! Adorei seu blog. Vou fazer um quadro de suculentas pra mim, acho maravilhoso e não sabia como fazer.
    Só fiquei com uma dúvida em relação à rega: se eu molhar na torneira, como você indicou, não vai acumular água dentro da caixa de madeira, já que não tem dreno? A tampa de traz não vai acabar apodrecendo? É preciso fazer alguma impermeabilização pra ficar dependurado em uma parede de interior?
    Muito obrigada!
    Abraços, Ana

    ResponderExcluir
  7. Muito engenhoso e fácil de fazer !!!!! Arranjarei tempo para essa empreitada !!!!! Agradeço muito e.....mãos à obra!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá... eu não entendi a hora da rega, como assim molhar na torneira e "deixar escorrer o excesso?? É um porta - retrato ou cx. Não entendi como escorrera?? Obrigada.

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.