sábado, 11 de agosto de 2012

Quadro de Suculentas

     "Essas suculentas emolduradas são fantásticas, quando o espaço é pequeno como um terraço por exemplo, as moluras de suculentas ficam perfeitas, pois trazem verticalidade em paredes vazias que ganham pontos focais modernos e cheios de estilo. As suculentas são a escolha natural para esse tipo de trabalho, crescem lentamente e tem baixa exigência de água. A paleta escolhida para os quadros é definida pela textura, padrões e apelo arquitetônico, e isso as suculentas têm de sobra, pois são riquíssimas em texturas e padrões impressionantes que compõe combinações diferenciadas".
Encontrei no site do "Better Homes and Gardens" essa verdadeira aula do "DIG Gardens" da California e dá pra perceber como são fáceis de montar.

É muito fácil selecionar mudas de plantas adultas que já se estabeleceram no jardim ou em vasos, depois de podadas devem permanecer em descanso um ou dois dias antes de serem plantadas, pois há uma pequena cicatrização da poda nesse período, e não tem problema se elas murcharem um pouco.
Qualquer moldura pode ser utilizada  nesse trabalho, se você tem experiência em marcenaria, será muito mais fácil, mas não requer muitas habilidades. A parte de trás da moldura também será utilizada, descarte apenas o vidro.  Você precisará de uma tela, com a mesma medida da parte traseira, que pode ser fixada com uma pistola de grampos. Uma "caixa" para a lateral na medida da moldura para ser preenchida com cerca de 4cms de terra. Além de pregos, tinta, cola...
Fixe essa caixa na moldura, afim de adicionar profundidade ao quadro, use madeira tratada para resistir mais tempo á água. 
Prenda a tela internamente, pode ser até tela de galinheiro.
Então finalize com o fundo, que pode ser colado e pregado.
Se a ideia for pintar, o momento é agora, antes de preencher com a terra. Espere secar para o preenchimento.
Um substrato preparado especialmente para suculentas e cactus, é o resultado de 2 partes de terra para uma parte de areia lavada.
Com o auxílio de um palito, abra os espaços e introduza as suculentas sem raízes, elas devem ter um mínimo de 2cms de caule.

Hora de criar.
Ainda em uma superfície plana, acomode primeiro as suculentas maiores e depois as menores, não se preocupe em preencher todos os espaços, pois elas ainda irão crescer, mas feche o máximo que conseguir.
Depois de plantar, mantenha o quadro na horizontal por no mínimo duas e sem expor a luz solar direta, apenas claridade, isso ajuda a acelerar o enraizamento. Não molhe na primeira semana. Se for necessário use clipes de artesanato para prender as suculentas.

As Regas: podem ser molhadas com mangueira, tirando a pressão da água para evitar que elas se quebrem, você também pode tirar da parede e regar como um vaso normal e depois de escorrer o excesso de água, pendure-o novamente.
Logo vou postar aqui imagens que alguns leitores do blog me enviaram, dos quadros que montaram inspirados nessa ideia de outras postagens. Se você já montou o seu e quiser, pode mandar a foto pra mim que eu posto junto (lidianepaisagista@gmail.com). 

12 comentários:

  1. O lidiane c podia postar um quadro meu se puder ! Valeu
    Julio barrao

    ResponderExcluir
  2. Que blog lindo! Uma imagem mais inspiradora que as outra! Comecei a colecionar suculentas há um tempinho, mas acabei perdendo algumas por inexperiência, outras por minha mãe teimar em molhar demais, já estava até desistindo.. mas depois que descobri esse blog com as dicas incríveis e essas fotos tão lindas, decidi me dar uma segunda chance (e pras suculentas tbem! rs)
    Vou copiar algumas fotinhos.. mas sem intenção de usar, só pra ter como inspiração mesmo! Vou voltar sempre aqui ;)
    bjus

    ResponderExcluir
  3. Adorei. Mas não ficou claro o tempo que a moldura deve ficar na horizontal depois de montado.

    ResponderExcluir
  4. Qual o tempo que ele fic ana horizontal? 2 semanas?

    ResponderExcluir
  5. Também não entendi quanto tempo fica na horizontal

    ResponderExcluir
  6. Sobre quanto tempo na horizontal: no mínimo 2 semanas pra fixar um pouco, caso use presilhas de arame, pode pendurar imediatamente após a montagem.

    ResponderExcluir
  7. Lindas, decoração maravilhosa para a casa, vou tentar, pois nenhuma flôr dá certo dentro d casa.

    ResponderExcluir
  8. Estou aprendendo e gostando muito dos meus robes vasos de cimentos,suculentas e paletes se quiserem depois eu posto o que faço por meu prazer.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo!! Muito obrigada pela ajuda de como plantar,vou tentar fazer se der certo eu posto.um beijo Lidiane

    ResponderExcluir
  10. Lindo!!!! Hoje começo meu projeto com suculentas. Vou em uma peneira de pedreiro.

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.