terça-feira, 10 de julho de 2012

Areia Colorida

A cobertura de um vaso com pedrinhas, areia ou qualquer que seja o material não tem apenas o apelo decorativo e sua função vai além da estética. A cobertura impede que a terra fique exposta e que ervas daninhas apareçam (impossível evitar totalmente, mas há melhora nesse aspecto). Sempre dou preferência aos materiais naturais, até mesmo brita com sua coloração cinza, quando usada com sabedoria, valoriza e muito um vaso de suculentas. Confesso que essas areias e pedrinhas coloridas nunca me atraíram e muitas vezes achava brega quando via, mas desta vez encontrei algumas que podem ser consideradas interessantes, pois além de formarem um padrão ou desenho, são contrastantes com a coloração das próprias suculentas.  


Criando um padrão e formando um desenho, homenagem á terra do sol nascente.


Degradê de cores.




Cobertura roxa com suculenta lilás.


Cobertura verde com suculentas esverdeadas.


Com vidro você pode misturar e criar esse efeito.

Esse desenho me lembrou das garrafinhas de areia de do nordeste brasileiro.

Muito legal o contraste de pedras grandes com areia fina e o contraste de cores também ficou interessante, laranja com verde são cores complementares e criam um efeito visual chamativo.

Gosto mesmo de cores mais naturais, aqui foram utilizadas tamanhos diferentes de pedras e areia. 


5 comentários:

  1. I agree, I like the last one best, but the rest are interesting. You might mention that succulents in glass vessels need to be watered very minimally because there is no drainage.

    ResponderExcluir
  2. Realmente são muito interessante. Já usei algumas vezes areia colorida em meus vasos e alguns arranjos. Mas confesso,não tenho nem esta criatividade nem esta habilidade. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Amei as dicas! No caso dessas areias coloridas, precsa colocar terra também, ou só a areia decorativa mesmo? As suculentas conseguem viver só nessa areia colorida? Fiquei com essa dúvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem fiquei com essa duvida.

      Excluir
    2. Izabela, já tirei essa dúvida! Participei de um curso de terrários e aprendi a tecnica! A areia colorida é só decorativa. Colocamos ela pelas bordas(por isso aparece) e vamos preenchendo o meio com terra, finalizamos com a pedrinha ou areia colorida mesmo. Tem muitos vídeos no YouTube ensinando a fazer terrários tbm. Espero ter ajudado! Bjs!

      Excluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.