quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Stressadinhas..

Magnífica essa combinação, trabalho impecável de: Solar Gardens: The Living Art Company - Canada.
     
     "Na hora de compor um vaso a combinação das cores é importante, nada como encontrar aquelas suculentas com a coloração bem marcada e chamativa. Quando compramos uma mudinha, normalmente ele vem do viveiro com as condições ideais, lá elas tem água na medida certa e proteção do sol excessivo e isso faz com que elas fiquem com formas e cores originais da planta, mas nada como um vaso estabelecido a algum tempo, onde as suculentas encontram um certo "stress", e uma competição acontece seja por nutrientes, água ou espaço... e isso proporciona uma coloração bem definida e forte, mas só vem com o tempo, tem que ter paciência".

Esse é um típico caso, onde as suculentas se encontram em certo stress, causado por sol e pouca água. Ficam magníficas. 
Por: Solar Gardens: The Living Art Company - Canada
www.solargardens.ca
Alguns exemplos de modificação da cor das suculentas:
Sedum rubrotinctuim
Sedum rubrotinctum var. aurora
Sedum adolphi




Aeonium hawortii

Echeveria perle von nurnberg

Crassula campfire

Kalanchoe thyrsiflora

Senecio serpens

Euphorbia tirucalli

     "Normalmente quando as suculentas estão em ambientes não muito propícios e buscam por sol ficam estioladas, ou seja, crescem em altura pela busca de luz e adquirem um aspecto "feio" ficando compridas e pálidas. A solução? Sol, já que são adaptadas pra esse tipo de ambiente desértico e no momento que sentem falta de água não morrem como as plantas comuns, mas modificam sua coloração se tornando ainda mais exuberantes".

    

26 comentários:

  1. Que blog mais lindo! Sou apaixonada por suculentas, visitarei sempre!

    ResponderExcluir
  2. Fabulous post. I love the look of stress on succulents! I love your blog as a fellow succulent lover!

    ResponderExcluir
  3. Amei seu blog, moro no interior de Manaus-Am, e aqui não tenho onde comprar suculentas, você poderia me indicar onde comprar.Parabéns, gosto dessa magia das flores e aprendi amar as suculentas.Obrigada!!!! Meu email erinildesantos@live.com

    ResponderExcluir
  4. You might enjoy my YouTube video about stressing succulents. It's in English, but it shows before-and-after photos. Enjoy! http://www.youtube.com/watch?v=665_dhC9kyw

    ResponderExcluir
  5. Sou, simplesmente, apaixonada por suculentas...parabéns por este Blog encantador...

    ResponderExcluir
  6. Amo as suculenta! Eu já tive suculentas que mudaram de cor, fiquei achando que elas estivessem pegando muito sol e as mudei de lugar! De fato, elas ficam lindas com as cores vivas... Lindo o seu blog! Obrigada, parabens!

    ResponderExcluir
  7. Oi Lidiane!
    Tenho uma pequena coleção de suculentas e já reparei que as minhas quando stressadas não mudam de cor mas definham, meio que encolhem ficando com as folhas menores e de aparência adoentada.
    Gostaria da tua opnião!

    Bjs

    Audrey

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Audrey, então na verdade elas não estão stressadas, e sim doentes. Quando as suculentas definham e ficam enrugadas é falta de água, ou o substrato está muito empobrecido, tire as suculentas corte parte das raízes com tesoura limpa, misture humus ao substrato e replante-as, depois me conta!!!

      Excluir
    2. Hummmm!Obrigada!
      Acabei de descobrir uma aqui assim, com estes sintomas, mas por excesso de água, o buraco do vaso não estava drenando.
      Bjs!

      Excluir
  8. ola!
    Muitos anos cultivo suculentas mas sou leiga no assunto, entre outras informações gostaria de saber onde consigo especies variadas, minha busca por suculentas diferentes não tem surtido bons resultados desde já agradeço
    bjs ANA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, essa busca por suculentas diferentes é o que todo colecionador apaixonado passa, realmente é uma procura sem fim, em cada cidade que vou dou uma passada por viveiros de plantas, sempre tem uma diferente. As vezes as que são muito fáceis de encontrar em um local, são raras em outros, até mesmo em grandes supermercados na parte das plantas há alguns achados fascinantes, sempre no começo do mês eles recebem e varia muito. Boa procura!!!

      Excluir
  9. The 2 urns at the top of this page were made by Solar Gardens in Canada. Check out our website www.solargardens.ca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! thanks Roger. I've searched a lot for the credits. The urns are amazing. The Solar Gardens in Canada made a terrific work with succulents, a real inspiration for me. If you allow, I would like to keep this pictures in my blog. Thanks again! (Sorry about my english)

      Excluir
  10. Hi Lidiane:
    You are most welcome to use the pictures. We are very flattered that you think enough of them to put them on your blog. Keep watching our website and sign up for our newsletters as we publish frequently the most updated pictures of our plants and urns. By the way, your English is very good and so is your blog. Thanks for doing it.

    ResponderExcluir
  11. onde comprar posso comprar plantas suculentas?

    ResponderExcluir
  12. onde posso comprar plantas suculentas?

    ResponderExcluir
  13. How do I know if these succulents are safe for children? I wanted to make a planter like this for my sons school.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi,

      All plants have levels of toxicity. Succulents are dafe for children since they don't eat the plants. You should make the planter for them.

      Excluir
  14. OI! QUANTO TEMPO LEVA DEPOIS DE PLANTAR PARA AS SUCULENTAS COMEÇAREM A CRESCER? E QUAL SUBSTRATO IDEAL? E DE QUANTO EM QUANTO TEMPO SE DEVE USAR?
    TATIANA

    ResponderExcluir
  15. Estou curtindo muito seus posts!
    👏🏼

    ResponderExcluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.