domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dicas Preciosas Para Montar um Jardim de Suculentas

1- SOLO: suculentas não são difíceis com solos que apresentam uma boa drenagem. Raízes que ficam em acúmulos de água certamente apodrecerão. Utilizo somente terra adubada e areia na proporção 2x1. A cobertura também é importante para ajudar no escoamento da água, pode ser usado granitina de várias dimensões, seixos e já vi até quem use cascalho de conchas, isso tudo depende do gosto, disponibilidade de materiais e do custo a ser empregado.
2- ÁGUA: suculentas são plantas que requerem pouca água, mas precisam de água sim. Elas parecem que vão melhor quando recebem água regularmente, periodicamente e preferencialmente quando o solo estiver seco. Uma regra básica é analisar a característica da própria planta, quanto mais carnuda menos água. Cactos não suportam o excesso de água. Uma dica para identificar se você está colocando muita água é quando as suculentas começam a apresentar um aspecto translúcido, gelatinoso e apodrecimento do caule, talvez já seja tarde demais.
3- CORES: suculentas são riquíssimas fornecedoras de cor, não somente em suas flores, mas em folhas e caules, você pode formar uma incrível paleta de cores mesmo sem flores, pois variam em tons de bege, verde, cinza, laranja, rosa, lilás e até mesmo azul.
4- COMBINAÇÃO DE PLANTAS: espécies que necessitam de pouca água, perenes ou anuais, de preferência floridas e porte pequeno.
5- PONTOS FOCAIS: um jardim nessecita de pontos focais para ancorar composições, como grandes e dramáticas agaves ou cactos colunares esplendorosos. Pontos focais também podem ser uma escultura, um banco, um pergolado ou até mesmo uma parede que dê destaque a uma janela por exemplo.
6- REPETIÇÕES: você pode dar continuidade em seu jardim repetindo formas, cores, e texturas. Se há plantas que funcionam bem em repetições são as suculentas. Ex: Kalanchoe luciae e Senecio mandraliscae.
7- CONTRASTE: empreste variedade e interesse ao seu jardim com suculentas que possuam diferentes cores formas e texturas. A justaposição de cores complementares pode ser muito atraente. Um contraste linar forte acontece, por exemplo, quando encontram-se linhas das agaves com espinhos dispostos em círculo de cactos. Pedras lisas constituem um elemento importante de contraste.
8- ESCALA: escolher plantas que são de tamanhos apropriados para preencher o espaço escolhido. Considere a largura e altura da área para determinar a distância entre as plantas. Alguns cactos, agaves e yucas podem ser muito grandes na maturidade (3-5 anos) por isso, planeje estrategicamente suas localizações. Pedras grandes podem servir de moldura para cactos colunares que acabam sendo esculturas vivas e funcionam como ponto focal também.
9- ALTURA: faça o seu jardim mais interessante introduzindo elementos verticais e acrescente camadas de alturas diferentes.
10- MONTES E GRUPOS: um cenário natural para suculentas não é plano e incorpora pedras e cascalhos, suculentas em geral se apresentam melhor em grupos. Se possível varie o terreno com montes e plante neles as espécies que são maiores como: agaves e dasylirios, isso coloca as plantas ao nível dos olhos e também ajuda a drenar a água longe das raízes. Um pequeno vale com cascalhos pode ser um caminho que leva ao jardim.
11- PEDRAS: suculentas ficam ótimas com pedras. Plantadas à frente, atrás, entre ou em cascata, integram perfeitamente. Adicione pedras com cores que combinam ou complementam a coloração da folhagem das suculentas. A cobertura com cascalhos aumenta a composição, reduz a erosão, a quantidade de lama e ervas daninhas, conferindo um aspecto natural ao jardim. Uma dica importante é a utilização de uma manta drenante entre a terra e o cascalho.
12- FUNDO: conecte o jardim à casa e tudo que estiver ligado ao fundo, como uma piscina, muro, cerca, troncos de árvores por terem ligação ou contraste (cores, texturas e formas).
13- TRABALHE EM ETAPAS: tenha um plano mestre para o jardim e o desenvolva em estágios, você não precisa fazer o jardim inteiro de uma só vez, encontre uma área que atualmente não parece boa e comece por aí. Conviva e desfrute esse espaço por um tempo, acompanhe o crescimento das plantas, em seguida converta outra área ou duas. Experimente diversos tipos de plantas e observe o que funciona melhor, suculentas possuem um poder de modificação de acordo com o ambiente em que são inseridas, sua coloração e forma podem ser alterdas com a incidência solar, aeração e adubação do solo.
Foto: Botânico Huntington Gardens em San Marino, California. As suculentas são Echeveria pallida e Agave celsii var. albicans.
Esculpir seu próprio jardim de suculentas envolve planejamento, traquilidade e diversão, aproveite o processo criativo e mão na terra!!!

10 comentários:

  1. SEU BLOG É INCRÍVEL, FASCINANTE E EXTREMAMENTE GENEROSO. AGRADEÇO POR CADA UMA DAS INFORMAÇÕES E PELO ESPLENDOR DAS BELÍSSIMAS FOTOS. JÁ INDIQUEI SEU BLOG NO FACEBOOK E GOSTARIA DE POSTÁ-LO NO MEU BLOG PARA DIVULG´-LO, MAS VC PRECISA CRIAR UM FEDD POIS NÃO APARECE NENHUMA DAS FOTOS E MINIATURAS DO SEU BLOG CASO VC NÃO O FAÇA PELO FEDDBURNER DO BLOGSPOT. CRIE UM LINDO SELO EM CÓDIGO E EU TEREI ENORME PRAZER EM DIVULGÁ-LO! MAIS UMA VEZ PARABÉNS PELO BELÍSSIMO TRABALHO!!! PROSSIGA ETERNAMENTE...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios, a ideia é divulgar cada vez mais as suculentas. Quanto ao selo, criei um rapidamente e acredito que servirá, acho que agora feed está em funcionamento também. Seja bem vinda!

      Excluir
  2. Hi, Lidia -- Visitors to your blog who do not read Portuguese might like to see this information on my website, http://www.debraleebaldwin.com/SucculentGardenDesign.htm. You are welcome to use the photos on that page, too, if you like.

    By the way, the lovely landscape photo you show here was taken at the Huntington Botanical Gardens in San Marino, California. The succulents are Echeveria pallida and Agave celsii var. albicans. I show a similar photo (not the same one) in my book, Designing with Succulents. If you are ever in Southern California, this garden is one of the finest in the world for succulents.

    ResponderExcluir
  3. estou maravilhada pelas suculentas, e o seu site e excelente, parabens

    ResponderExcluir
  4. Onde voce mora? gostaria de uma assessoria :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria Eduarda, moro em Brasília, fora daqui fica muito difícil dar consultorias.

      Excluir
  5. Boa Noite Lidiane, parabéns pelo belissimo blog, gosto muito de flores, cultimo Rosas do Deserto e vendo seu trabalho resolvi aprender um pouco mais sobre suculentas. Tudo que cultivo é exclusivamente através de sementes, gosto de ter o prazer de vê-las crescer desde o inicio. Gostaria de saber se você pode indicar alguns sites que vendam sementes?
    Obrigado
    Valnei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Valnei, propagação de suculentas por sementes não é o meu forte, nunca nem vi sementes de suculentas, apenas de cactáceas e mesmo assim não consegui propagá-las, suculentas dão mudas por estacas facilmente e infelizmente não poderei te ajudar. Obrigada pelo contato!

      Excluir
  6. HÁ ANOS SOU APRECIADORA DAS SUCULENTAS,TENHO VÁRIAS, AS VEZES PERCO ALGUMAS QUALIDADES POR NW SABER COMO CULTIVÁ-LAS E MULTIPLICÁ-LAS ADEQUADAMENTE...MORO EM UMA PEQUENA CIDADE, NW TENDO CONDIÇÕES DE CONHECER AS VÁRIAS QUALIDADES.ONDE PODERIA ENCONTRÁ-LAS COM SUAS DEVIDAS ISLUSTRAÇÕES,REVISTAS,BLOGS?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, é muito difícil dizer como e onde encontrar suculentas. Acompanhe algumas postagens anteriores que podem ajudar com dúvidas básicas para cuidados. Boa sorte!

      Excluir

CRÉDITOS E DIREITOS AUTORAIS DE IMAGENS

A grande maioria das imagens utilizadas no blog não são de minha autoria, SEMPRE que encontro, disponibilizo os créditos nas imagens.
Infelizmente, muitas delas quando encontro, são cópias das cópias, e já não possuem os devidos créditos e direitos.
A única finalidade desse blog é a DIVULGAÇÃO e COMPARTILHAMENTO de imagens das suculentas, para uma popularização no Brasil dessas plantas que são incrivelmente resistentes e tão utilizadas ao redor do mundo.
Se você se deparar com uma imagem de sua autoria ou a qual possua os créditos, por favor entre em contato comigo pelo e-mail lidianepaisagista@gmail.com, para reparação correta com a colocação da sua autoria ou para a retirada da imagem do blog.